Em Busca da Intimidade Perdida - Trailer

Meu DVD de mensagem!

Meu DVD de mensagem!

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Criança vai para o inferno... ou a gente batiza antes?




Comentário da polêmica da aula de Soteriologia (doutrina da salvação), ministrada pelo pastor Deivinson Bignon no dia 17/10/2008, no SETECN.

Por Rodrigo Ferreira dos Santos


“E traziam-lhe também meninos, para que ele lhes tocasse; e os discípulos, vendo isto, repreendiam-nos. Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os pequeninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como menino, não entrará nele” (Lucas 18.15-17).

Os pequeninos teriam acesso direto à Graça? Todas as crianças seriam participantes da Eleição de Deus?

É comum misturar os assuntos nos momentos de discussão. Começamos a falar de crianças que morrem sem conhecer a Jesus. Ao considerar o fato da Onisciência de Deus, a criança que morre sem Jesus já foi Eleita e, portanto, participante da Graça; isso segundo a interpretação que alguns teólogos que defendem a Eleição fazem do texto de Lucas.

O rei Davi declara a sua condição de pecador desde o nascimento: “Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe” (Salmo 51.5). Mas não podemos considerar o sexo como pecado, já que foi uma ordem dada por Deus – pois sem o sexo não há como haver reprodução humana. Senão, teria dito Deus a Adão e Eva: “Pequem bastante e encham a terra de pecadorezinhos”.

A declaração de Jesus sobre as crianças é explicada por Paulo em sua primeira carta aos
coríntios, que diz: “Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento” (1 Coríntios 14.20).

Como a criança na idade da inocência teria acesso direto ao Reino de Deus? Só o fato de o próprio Jesus Cristo ter dito isto, para mim já é suficiente! Se não entendemos e não aceitamos o que Jesus disse, é como se estivéssemos condenando as crianças que morrem nessa idade da inocência, sem aceitar a Jesus, ao inferno; ou ainda como se concordássemos com os católicos em batizar as crianças.

A Bíblia declara que só pode ser batizado aquele que tem a condição mental de crer e se responsabilizar por seus atos (Marcos 16.16). Paulo escreve aos Romanos, no capítulo dois, que até os gentios que não conhecem as obras da Lei, mas praticam tais obras, serão julgados pela acusação da sua consciência (Romanos 2.13-16). Deus, ao nos criar, embutiu em nós uma natureza ética com a qual, mesmo sem conhecer a Palavra, conseguimos identificar uma atitude perversa e má – uma ética que existe até em grupos sociais controversos, como o exemplo dos traficantes, que matam quem rouba na sua própria área ou estupra alguém.

Levando em consideração o ambiente e as pessoas inseridas no contexto, Jesus estava se referindo aos judeus, o povo escolhido por Deus, herdeiros da promessa e Eleitos segundo a Soberania de Deus.

Não sei se é correto afirmar, mas uma lição bíblica de Escola Dominical me chamou atenção quando falava do perdão e do sacrifício de Cristo. Dizia que Jesus Cristo tirou o pecado do mundo, não o pecado que praticamos e conhecemos, mas sim o pecado de Adão. A dívida que herdamos de Adão com a queda no Éden já foi paga por Jesus e o Seu sangue cobre, hoje, a nossa multidão de pecados. Se o primeiro Adão nos endividou, o segundo Adão (Jesus, pois também foi formado de maneira sobrenatural) pagou essa dívida. Aquela cédula foi rasgada e, quando pecamos, adquirimos uma nova, mas podemos entregá-la a Ele em oração, pedindo o perdão da nova dívida. Deus é Fiel e Justo para rasgar esta cédula até a gente tomar “vergonha na cara” ou ser envergonhado por Ele em público. Essa pode ser a hipótese de que todo inocente e sem malícia tenha acesso direto ao Reino, mesmo sendo formado em pecado e concebido em iniqüidade. Porque essa dívida já foi paga por todos através do sacrifício de Jesus Cristo.

________________________

Rodrigo Ferreira dos Santos é seminarista.

Nenhum comentário:

Editora Contextualizar

Recados do céu para você!

Seguidores

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada